Remapeamento da gruta Ouro Grosso

Os trabalhos de remapeamento da Gruta Ouro Grosso tiveram mais um capítulo no final de semana do dia 03 de junho de 2017. Nesta investida o objetivo foi localizar e mapear a “Entrada dos Lapiás”, que encontra-se acima da Boca Michel, e em uma posição mais elevada que o Caixão. A dita entrada é pouco conhecida e já havia sido explorada e mapeada anteriormente, porém para o mapa atual era importante sua inclusão para que pudéssemos calcular todo o desnível da gruta, uma vez que este ponto é o mais alto em relação à ressurgência.

Com o tempo firme e temperatura amena iniciamos a trilha sem grandes problemas, em uma hora estávamos na região do caixão e iniciamos a subida a esquerda, contornando a ravina e chegando até o ponto mais alto da serra, neste momento perdemos o início da trilha e sofremos um bocado para voltar ao trilho original, o que aconteceu depois de mais de 30 minutos de ralação no mato. Encontrado o acesso, dividimos o grupo em dois, uma equipe de ancoragem e outra de mapeamento. Em sua porção inicial a “Entrada dos Lapiás” não necessita de cordas, possuindo grandes blocos abatidos e acessos a mata (claraboias), uma vez chegando a zona afótica, logo nos deparamos com o primeiro lance de corda com 22 metros de desnível onde se acessa um patamar longo e confortável, seguido de uma rampa inclinada e escorregadia para a descida do segundo lance com 14 metros, chegando a um segundo patamar. Neste ponto a galeria se une a descida do “Caixão”, no início da descida grande (45 metros) onde foi amarrada a topografia. O retorno foi dentro do esperado, sobrando tempo ainda para registros fotográficos, chegando ao núcleo Ouro Grosso por volta da 1 hora do dia 04.

Após anexar os dados ao restante da topografia, uma grata surpresa, o Ouro Grosso agora conta com 228 metros de desnível, subindo para a sétima colocação entre os maiores abismos do Brasil. O trabalho ainda não terminou, alguns trechos novos serão explorados e é possível que novos condutos sejam descobertos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s